Dezembro, um mês para agradecer
Pessoas gratas são mais felizes, dormem melhor, têm mais disposição para desenvolver rotinas saudáveis
Por
Carolina Chagas
30/11/2023 04h31 Atualizado há uma semana
Pessoas gratas são mais felizes, dormem melhor, têm mais disposição para desenvolver rotinas saudáveis. Não estou sozinha nessa afirmação. Desde 2002 o tema passou a encabeçar pesquisas, sobretudo nos departamentos de psicologia de universidades pelo mundo. Só a psicóloga e pesquisadora Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, já entrevistou mais de 5 mil pessoas que praticaram a gratidão por razões diversas e endossam a primeira frase desse parágrafo.
Ser grato requer prática, dedicação e boa vontade.
Amanhã começa o último mês de 2023. Meu convite é pensar em dezembro como o final de uma jornada e por 12 dias consecutivos focar em um acontecimento dos últimos 11 meses e agradecer pela forma que ele aconteceu. A seguir uma sugestão de 12 temas para refletir e ser grato (sim, acrescentei dezembro à lista). Use-os como quiser e sinta-se à vontade para acrescentar assuntos à lista. Os cientistas aconselham que o exercício seja feito por escrito, a produção de algo palpável faz bem à prática.
- Descreva três atitudes que tomou em 2023 que melhoraram a sua vida. Tente ser detalhista na elaboração da lista. A clareza estimula a gratidão.
- Pense em alguém que te ajudou esse ano. Vou fazer uma provocação. Lembre de uma pessoa que te trouxe problemas, te incomodou, te tirou do sério e não naquela que te ensinou algo ou esteve ao seu lado o tempo todo. Pessoas que nos perturbam também nos ensinam muito. Sobre o que não gostamos, o que queremos evitar, atitudes que não queremos adotar. Seja grato a esses aprendizados.
- Que lugar, cantinho ou destino foi seu refúgio este ano? Pode ser um banco de jardim, a mesa de um café, a almofada mais fofinha do seu sofá ou até a cadeira do seu trabalho meia hora antes de todos chegarem ao escritório. Há um lugar que te inspira calma e tranquilidade. Pense sobre ele e agradeça que ele existe.
- Enumere três atividades que seu corpo executa bem. Você escuta bem, é flexível, tem boa digestão? Sua cicatrização é perfeita? Consegue mexer todos os dedos dos pés? A lista é grande, mas se concentre em três itens que chamaram a atenção este ano e agradeça.
- Pense em algo que aconteceu diferente do esperado e alterou sua vida para melhor. Vou dar um exemplo. Em 2010 tentei entrar no doutorado da USP. Achei um candidato a orientador, frequentei aulas como ouvinte, li textos indicados, mas não passei na prova. Acabei arrumando um emprego em seguida, mudando para o Rio de Janeiro, depois para Austin, nos EUA, e em seguida para Londres. Esses movimentos seriam ao menos adiados se estivesse cursando o doutorado.
- Escreva sobre um reencontro que te fez bem.
- Agora, discorra sobre alguém de sua família ou do ciclo de amigos que você chama de família que você viu brilhar em 2023. Como é bom ver pessoas realizadas.
- Tomar suco verde em jejum ao acordar, adotar um gato, almoçar com sua avó aos domingos, tomar banho gelado duas vezes por semana. Descreva uma prática que melhorou sua rotina e seja grata a ela.
- Uma receita, um novo assunto, uma técnica que você penou para dominar, mas acabou aprendendo. Sabe aquela receita de bolo que solou 10 vezes até virar um bolo fofinho e gostoso ou o excel que você tomou coragem para fazer? Escreva e seja grato a isso.
- Agradeça pelo término de um projeto, tratamento, reforma. Um quarto ou gaveta bem organizados também estão valendo.
- É capaz de agradecer por uma amizade ou estreitamento de laços com um conhecido que tenha te feito bem em 2023? Cães também são bem-vindos aqui.
- Pense numa cena ou fato inesperado e lindo que te encheu de amor e esperança. Minha irmã me inspirou nesse item. Depois de uma noite péssima e cheia de intercorrências desagradáveis, ela abriu a janela e viu uma sabiá alimentando um filhote. E tudo mudou para melhor.
Comentários
Postar um comentário