Pular para o conteúdo principal

POR QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS ALTRUÍSTAS QUE OUTRAS, O QUE PODEMOS APRENDER COM ELAS?

altruísta-yogui-6

POR QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS ALTRUÍSTAS QUE OUTRAS, O QUE PODEMOS APRENDER COM ELAS?

Abigail Marsh quase perdeu a vida em um acidente de carro. Ela estava evitando um cão no meio da rua, e de repente encontrou sua própria vida em perigo.
Mas um completo estranho parou, saiu de seu carro, ajudou-a com segurança, e depois saiu, e nem sequer lhe disse seu nome.
Por que ele fez isso?
Aquela era a pergunta que Marsh continuou se perguntando, e que mudou o curso de sua vida.
Ela então começou a pesquisar sobre capacidade humana de ajudar dos outros desinteressadamente; De onde vem? Como se desenvolve?
Marsh se perguntava por que as pessoas faziam coisas desinteressadas. Ela logo percebeu que muito pouco trabalho tinha sido desenvolvido sobre o tema.
Altruísmo é um comportamento voluntário, que beneficia apenas o outro. E Marsh queria saber o que fazia algumas pessoas mais altruístas que outras:
“As ações do homem que me resgatou atendem à definição mais rigorosa de altruísmo, que é um comportamento voluntário e motivado pelo desejo de ajudar outro.
Portanto, é um ato altruísta destinado a beneficiar apenas o outro. O que poderia explicar uma ação como essa?
Uma resposta é a compaixão, obviamente, que é um motor chave do altruísmo.
Mas então a questão é, por que algumas pessoas parecem ter mais compaixão do que outros?
E a resposta pode ser que os cérebros de pessoas altamente altruístas são diferentes em termos fundamentais.”
altruísta-yogui-1
Para realmente descobrir, ela fez o oposto do que se poderia esperar. Ela começou na extremidade oposta analisando psicopatas.
Pessoas com esta doença tem uma total falta do desejo de ajudar outras pessoas. Muitas vezes são pessoas frias, indiferentes e antissociais.
A parte do cérebro que é a mais importante para reconhecer expressões temíveis é chamada de amígdala.
Há casos muito raros de pessoas que não têm amígdalas completas, e eles são profundamente prejudicados no reconhecimento de expressões temerosas.
Enquanto adultos saudáveis e crianças mostram geralmente grandes picos na atividade amígdala quando eles olham para expressões temerosas, amígdalas dos psicopatas são sub-reativas a estas expressões.
altruísta-yogui-3
Às vezes eles não reagem, o que pode ser por isso que eles têm dificuldade em ter compaixão. Finalmente, ela concluiu que as amígdalas dos psicopatas são menores do que a média em cerca de 18 ou 20 por cento.
Ela diz que seu principal interesse não é sobre por que as pessoas não se importam com os outros, mas por que se importam.
“Então a verdadeira questão é: o altruísmo extraordinário, que é o oposto da psicopatia em termos de compaixão e do desejo de ajudar outras pessoas, emerge de um cérebro que também é o oposto da psicopatia?”, pergunta ela.
Os altruístas extraordinários fizeram coisas como dar um rim saudável a um completo desconhecido. Mas por que?
Os cérebros desses altruístas extraordinários têm certas características especiais“, diz ela.
“Eles são melhores em reconhecer o medo de outras pessoas. Eles são literalmente melhores em detectar quando alguém está em perigo.
Isso pode ser em parte porque sua amígdala é mais reativa a essas expressões. E lembre-se, esta é a mesma parte do cérebro que foi sub-reativa em pessoas psicopatas.”
E finalmente, suas amígdalas são maiores do que a média também, aproximadamente oito por cento,  conclui ela.
O que é intrigante é que, quando as pessoas foram perguntadas por que eles deram seu rim a um completo estranho, eles não sabiam como responder.
Eles não se consideravam únicos ou especiais, mas normais, como todos os outros. Eles simplesmente fizeram isso, porque é quem eles são.
Ainda mais intrigante é que as pessoas que os doadores estavam dando seus rins não estavam em um círculo fechado de amigos ou parentescos. Eram seres humanos totalmente distantes deles. E isso é muito extraordinário:
Talvez melhor descrição para esta surpreendente falta de egocentrismo seja a humildade, que é a qualidade que nas palavras de Santo Agostinho faz homens como anjos. E por que isto?
É porque, se não há centro dentro do seu círculo, não pode haver anéis internos ou anéis externos, ninguém que seja mais ou menos digno de seu cuidado e compaixão.
E talvez isso que realmente distingue altruístas extraordinários da pessoa média.
“Eu também acho que esta é uma visão do mundo que é atingível por muitos e talvez até mesmo a maioria das pessoas.
E acho isso porque, a nível social, expansões de altruísmo e compaixão já estão acontecendo em todos os lugares “, explica ela.
altruísta-yogui-6
Marsh acredita que todos nós temos a capacidade de nos levarmos para fora do centro do círculo e estender o círculo de compaixão para fora, de modo que podemos ser compassivos com pessoas totalmente desconhecidas. 
http://yogui.co/por-que-algumas-pessoas-sao-mais-altruistas-que-outras/
Fotos: shutterstock

altruísta-yogui-6

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ PERMANEÇA ONDE EXISTA RECIPROCIDADE - EM TEMPOS DE AMORES LÍQUIDOS RECIPROCIDADE É FUNDAMENTAL

Só permaneça onde existe reciprocidade Por Fabíola Simões
Em tempos de amores líquidos, reciprocidade é fundamental. É ela quem diz que estamos no caminho certo ao enviar um “bom dia” carinhoso àquela menina pelo WhatsApp, ou um áudio com uma coletânea bacana pelo Spotify. É ela que autoriza o comentário entusiasmado na foto do crush interessante ou a curtida frequente nos posts da gata fitness. Mesmo não sendo adepta de estratégias e joguinhos de poder no campo amoroso, acredito no significado da reciprocidade. De só permanecer em relações onde não é preciso insistir para receber uma resposta ou implorar para ser valorizado como deveria. Muitas vezes é preferível abrir mão de uma relação que julgamos importante do que continuar insistindo sem correspondência alguma. O que vejo por aí é que tem faltado discernimento para entender onde não se deve insistir. Onde não vale a pena investir tempo, pensamento, vontade e intensidade na vã tentativa de se sentir acolhido por alguém que simplesmente…

QUANDO SEU CORAÇÃO ESTÁ PLENO DE GRATIDÃO...- OSHO

EXERCÍCIOS PARA ATRAIR UM GRANDE AMOR - LOISE HAY

Exercícios para Atrair um Grande Amor - Louise Hay



Como você quer atrair alguém lhe ame se nem você gosta de você mesma!! a lei da atração é inexorável: energias semelhantes se atraem...só amando-se e respeitando-se é que você atrairá alguém lhe lhe ame verdadeiramente, portanto para atrair um grande amor...ame-se primeiro, portanto ame-se e respeite-se primeiro.
Repita este exercício várias vezes ao dia e ouça-o antes de dormir e durma "ouvindo-o".
Meditação de Louise Hay para amar-se e desta forma atrair um verdadeiro amor.





ESTE VÍDEO POSSUI LEGENDAS EM VÁRIOS IDIOMAS - ATIVE ESTE RECURSO.

Este vídeo possui legendas em português e tradução para diversos idiomas ( multilingual subtitles ) | Exercícios para atrair um grande amor de Louise Hay dublados em português por Juraciara Diácovo - Dubladora da agente Dana Scully - Gillian Anderson Arquivo X - X-Files
Baixe o MP3 do vídeo acima aqui: http://www.4shared.com/mp3/z1BfPIhNba...


Exercises to attract a large love with Louise Hay | …