Pular para o conteúdo principal

POR UM MUNDO MAIS GENTIL

POR UM MUNDO MAIS GENTIL
Pessoas rudes são vistas no mundo inteiro como desagradáveis, todos querem distância. Cafeterias no Estados Unidos, França e no Brasil acharam um jeito de lidar, com este tipo de gente, oferecendo descontos aos seus clientes que disserem: “bom dia, “por favor”, “olá”. Os internautas não pouparam críticas:  “pessoas sem habilidades sociais terão que evitar totalmente estes lugares”.
Será que essa estratégia daria certo em nossos dias?  Vivemos num mundo onde a competição e a ganância deixam as pessoas agressivas, pois ser gentil é uma arte esquecida nesses tempos de corre-corre. Mas se a gentileza for feita com o coração é capaz de evitar as dores cotidianas causadas por rispidez e má vontade, porque ninguém nasceu para causar transtornos e amarguras aos outros.
A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano, pois o humano em nós está em construção. Uma vez que a gentileza proporciona relações amistosas. Ser gentil garante uma convivência equilibrada entre as pessoas. A gentileza traz a calma e a tolerância. Como faz bem as palavras mágicas: bom dia, por favor, obrigado.
Não é a educação que deixa uma pessoa gentil. Gentileza é uma maneira de pensar, de ver o mundo, uma atitude que vai muito além do que definem os códigos de bom comportamento. E para ser gentil não precisa de atitudes grandiosas. São gestos simples que podem ser seguidos pelas outras pessoas.
A diferença entre uma pessoa fraca e uma pessoa gentil: o fraco reage, grita, revida, é vingativo, perde a razão. O gentil é flexível, espera o momento certo para agir, trata o semelhante com afeto, mas defende seus direitos com firmeza. Porém, ser gentil não é aceitar tudo o que os outros nos fazem. É preciso colocar limites, mas sem perder a racionalidade. Não é gritando é que vamos mostrar que temos razão. Nossos valores é que devem ser elevados e não o nosso tom de voz.
É possível dizer “não” sem mostrar raiva e podemos defender nossas opiniões com firmeza, mas sem ser rude. É possível criar novas maneiras de agir nos lugares onde a gentileza não está presente.  Mas não podemos compartilhar as atitudes do tipo: “bateu, levou”, “olho por olho”, “vai ser pago na mesma moeda” ou algo do gênero. São tais posturas que transformam um mundo num lugar ameaçador de se viver.
Quando impera a grosseria na família, trabalho, escola, entre casais e colegas fica difícil a convivência, gerando um círculo vicioso de tensão, que ajuda a somatizar doenças no corpo, como úlceras estomacais, enxaquecas e outros sofrimentos. Porém, a prática da gentileza nos dá serenidade – para não se contaminar com essas situações, como diz Kalil Gibran: “Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes e gentileza com os rudes. E, ainda assim, estranho, sou ingrato a esses mestres.”
Sociólogo e Psicanalista

Fonte: http://www.psicologiasdobrasil.com.br/por-um-mundo-mais-gentil/#ixzz4Hsrry9zc


Postagens mais visitadas deste blog

SÓ PERMANEÇA ONDE EXISTA RECIPROCIDADE - EM TEMPOS DE AMORES LÍQUIDOS RECIPROCIDADE É FUNDAMENTAL

Só permaneça onde existe reciprocidade Por Fabíola Simões
Em tempos de amores líquidos, reciprocidade é fundamental. É ela quem diz que estamos no caminho certo ao enviar um “bom dia” carinhoso àquela menina pelo WhatsApp, ou um áudio com uma coletânea bacana pelo Spotify. É ela que autoriza o comentário entusiasmado na foto do crush interessante ou a curtida frequente nos posts da gata fitness. Mesmo não sendo adepta de estratégias e joguinhos de poder no campo amoroso, acredito no significado da reciprocidade. De só permanecer em relações onde não é preciso insistir para receber uma resposta ou implorar para ser valorizado como deveria. Muitas vezes é preferível abrir mão de uma relação que julgamos importante do que continuar insistindo sem correspondência alguma. O que vejo por aí é que tem faltado discernimento para entender onde não se deve insistir. Onde não vale a pena investir tempo, pensamento, vontade e intensidade na vã tentativa de se sentir acolhido por alguém que simplesmente…

QUANDO SEU CORAÇÃO ESTÁ PLENO DE GRATIDÃO...- OSHO

EXERCÍCIOS PARA ATRAIR UM GRANDE AMOR - LOISE HAY

Exercícios para Atrair um Grande Amor - Louise Hay



Como você quer atrair alguém lhe ame se nem você gosta de você mesma!! a lei da atração é inexorável: energias semelhantes se atraem...só amando-se e respeitando-se é que você atrairá alguém lhe lhe ame verdadeiramente, portanto para atrair um grande amor...ame-se primeiro, portanto ame-se e respeite-se primeiro.
Repita este exercício várias vezes ao dia e ouça-o antes de dormir e durma "ouvindo-o".
Meditação de Louise Hay para amar-se e desta forma atrair um verdadeiro amor.





ESTE VÍDEO POSSUI LEGENDAS EM VÁRIOS IDIOMAS - ATIVE ESTE RECURSO.

Este vídeo possui legendas em português e tradução para diversos idiomas ( multilingual subtitles ) | Exercícios para atrair um grande amor de Louise Hay dublados em português por Juraciara Diácovo - Dubladora da agente Dana Scully - Gillian Anderson Arquivo X - X-Files
Baixe o MP3 do vídeo acima aqui: http://www.4shared.com/mp3/z1BfPIhNba...


Exercises to attract a large love with Louise Hay | …